Começar o dia

Com umas papas de aveia bem cremosas e quentinhas, pelo menos o frio que se fez sentir hoje de manhã pediu por isso. Nas últimas semanas tenho andado mais virada para overnight oats do que propriamente papas de aveia. Preparo de véspera e deixo ao longo da noite no frigorífico. De manhã sabe bem chegar à cozinha e ter o pequeno-almoço pronto, mas com a chegada do frio, penso que as overnight têm os dias contados pois sabem muito melhor na versão quente embora tenham que ser preparadas no momento.

Já tinha partilhado por aqui algumas dicas que aprendi no mais recente livro da Deliciously Ella – Every Day (vale muito a pena a compra), que traz diferentes variações de receitas de Papas de Aveia. Desta vez experimentei as Papas com Canela e Tâmaras Medjool sendo que fiz apenas pequenas adaptações como forma de ficar menos calória e mais de acordo com o plano passado pela minha nutricionista.

 

img_4940 img_4945

 

Na Bimby coloquei duas colheres de sopa de Aveia, uma colher de sopa de sementes de Chia e outra de sementes de linhaça. Juntei 100 ml de água, velocidade 2, 8 minutos a 90º – o tal truque que aprendi no livro para tornar as papas ainda mais cremosas e macias.

Depois juntei 100ml de leite vegetal, duas tâmaras (cerca de 50gr), uma colher de sopa de canela, uma colher de sobremesa de óleo de côco e uma pitada de baunilha em pó. Mais 8 minutos em velocidade 2 a 90º. Ao longo de todo o processo tirei a tampinha do topo da bimby para deixar o vapor sair. E podem perfeitamente adaptar esta receita a outro robot de cozinha ou até mesmo no fogão, embora exija mais atenção da vossa parte.

Como topping, algumas sementes de cânhamo e mirtilos. E a acompanhar o habitual café com leite de amêndoa (dei-lhe uma turbinada para ficar cremoso). E este é o pequeno-almoço perfeito para começar o dia com energia e já a pensar no treino habitual que faço na minha hora de almoço. Experimentem e digam-me o que acham.

Article Tags :
Posts relacionados

7 Comentários neste post

  1. Margarida diz:

    Olá Andreia! A baunilha em pó que usas é natural?? Estou farta de procurar uma versão saudável de baunilha, mas infelizmente só me deparo com aqueles aromas artificiais (liquidos) ou então a próxima praia vagem de baunilha 🙁

    Um beijinho

  2. Marta diz:

    Recebi os 2 livros no meu aniversário e também sinto que estou a aprender bastante. Estou agora a explorar o primeiro, que acho óptimo para quem se está a iniciar nisto da alimentação saudável. Já experimentei algumas receitas e são verdadeiramente deliciosas e nada complicadas, recomendo mesmo! Aprendi produtos que não fazia ideia que existiam mas que fazem maravilhas para aromatizar mesmo as coisas menos entusiasmantes, mas ao contrário dela não consigo mesmo deixar de consumir carne (branca), peixe e ovos. Tirando isso, tenho estado a adoptar muitas dicas e certamente vou já espreitar ao segundo esta dica das papas 🙂

    • Andreia Calisto diz:

      Somos duas Marta, também estou no mesmo regime, sobretudo ovos. Mas consumo apenas ovos biológicos.

      Quando fui a Londres almocei no restaurante dela e provei os famosos brownies. Que maravilha, valeu mesmo a pena lá ir, sou mega fã da Ella e mal posso esperar pelos próximos livros.

  3. Mariana diz:

    Obrigada pela dica, parecem deliciosas! Deixo também a minha dica sobre este tópico: quer faça as papas de modo tradicional ou as overnight oats, faço em maior quantidade e nos dias seguintes aqueço a porção desejada cerca de 1 minuto no microondas para as saborear quentinhas nestes dias frios. Bons pequenos almoços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *