Diário de uma Vida Saudável

Há umas semanas atrás marquei avaliação no meu Holmes Place e confesso que vim de lá um pouco desiludida comigo mesma. Tantos meses de treino revelaram poucos resultados: o peso que insiste em não se alterar (já lá vão mais de 10 anos a manter mais ou menos o mesmo peso), a massa gorda diminuiu para dar lugar a massa muscular. Ainda assim foi muito pouco para o esforço que tenho feito nos últimos meses.

Como muito mais saudável do que há uns anos atrás, treino praticamente todos os dias (até ao fim-de-semana eu vou correr), bebo imensa água (2 litros para terem uma noção) mas afinal onde estou a errar? Porque é o meu corpo insiste em se manter na sua zona de conforto? Durante dias andei com este pensamento e tomei a decisão que me faltava… precisava de um acompanhamento nutricional, de perceber porque raio o meu corpo não respondia ao apelo e à minha vontade de mudança e a verdade é que percebi que estávamos totalmente dessincronizados.

treino_1

Foi assim que marquei (pela primeira vez na minha vida) uma consulta na nutricionista. Porque lá está, posso até comer saudável e limpo, mas muito provavelmente não estou a dar os nutrientes certos nas horas certas para conseguir sentir os resultados do ginásio.

E mais, vim a saber que muitos dos alimentos que considero saudáveis são também muito calóricos e há que ter isso em atenção… enfim, pequenas coisas que aprendi na minha primeira consulta com a Lillian. Escolhi a Lillian Barros porque sigo atentamente o trabalho dela há uns bons anos e sou totalmente fã dos livros de receitas. Para já estou muito entusiasmada com o que aí vem.

Definimos um plano em conjunto, tendo em conta os meus horários de trabalho e de treino mas também os meus gostos a nível do paladar. E hoje é o meu 1º dia (desejem-me sorte) – que começou com umas overnight oats acompanhadas de chá de cavalinha e hibisco! Portanto, nas próximas semanas não irei aceitar convites para brunchs, almoços, jantares e afins… é tudo por uma boa causa! Tenho também um novo plano de treino no Holmes Place que aliado a este plano de nutrição tem tudo para dar certo.

Article Tags : ,
Posts relacionados

14 Comentários neste post

  1. Rita Areias diz:

    A tua força de vontade é incrível! 🙂 E boa sorte para esta etapa!
    beijinho,
    Rita

  2. BG diz:

    Acho que é um problema/confusão comum a muita gente: quer fazer uma dieta de emagrecimento e opta por seguir tudo aquilo que hoje em dia é considerado saudável (e sejamos honestos, está na moda). Só que comer o que é saudável – que deve ser obviamente o primeiro objetivo – pode não ser exatamente o mais recomendado para se conseguir emagrecer.
    Por outro lado, há diversos tipos de dietas, hipocalóricas, proteicas, etc… com prós e contras em cada uma, sendo essencial adaptarmos a cada uma de nós . Como quase tudo, o que resulta comigo pode não resultar com outra pessoa! E às vezes são mesmo os pormenores que nos impedem de chegar a resultados. Por isso, com certeza fizestes a opção certa e vais conseguir ver os resultados que queres! Foco. O essencial é mesmo o foco, quando conseguimos entrar no estado mental necessário à dieta, não há jantar ou festa que nos faça desviar. Boa sorte!

  3. Aconteceu-me a mesma coisa e no mês passado desisti das aulas com PT e consultei uma nutricionista. Sentia-me desmotivada, pois empenho sem resultados não é nada bom. Precisava de um incentivo, de mudança e assim foi. Já perdi uns 3 kg e ainda aumentei a massa magra, tudo de bom! E é bom ter as refeições planeadas, ir ao supermercado com a lista feita e saber que estamos a comer melhor. Claro, continuo no ginásio mas sem dúvida precisava de mudar a alimentação.

  4. Diana Costa diz:

    Olá Andreia,
    Espero que essa fase de desilusão já tenha passado. Apesar dos resultados não terem sido o que esperavas, o facto de não teres desistido e teres encontrado o problema e te teres comprometido com um plano nutricional só revela a tua determinação! Fico muitas vezes inspirada quando visito o teu blog – hoje é mais um desses dias.
    Boa sorte, tu consegues! 🙂
    Beijinhos
    Diana

    • Andreia Calisto diz:

      Obrigada pelas tuas palavras Diana! 😀
      Sim, no meu caso a desilusão deu lugar a motivação e a um novo desafio, estou mesmo motivada e acredito que vou conseguir.

      Beijinho

  5. Queres ir almoçar comigo? 🙂

  6. Sara diz:

    Não podia vir em melhor hora este post Andreia! Já há uns meses que também treino praticamente todos os dias e a verdade é que esperava ver mais resultados, até me tenho sentido desmotivada quando andava super motivada. Acho que vou seguir a tua dica e marcar uma consulta com um nutricionista. Obrigada e um beijinho! 🙂

  7. Muitos parabéns pela tua decisão Andreia, sou totalmente a favor de acompanhamento nutricional e acho que quando bem feito é uma excelente mais valia para nós, especialmente a nível de aprendizagem. Há uns meses atrás uma nutricionista disse-me uma frase que nunca mais me esqueci: Os alimentos certos na proporção errada são veneno para o corpo, e isso nunca mais me saiu da cabeça porque efectivamente há imensas coisas ditas saudáveis que se comidas em excesso fazem o mesmo mal que tantas outras que colocamos logo de lado. E depois tem muito a ver com aprender sobre a qualidade dos alimentos, há alimentos ricos em calorias mas com uma tabela nutricional excelente. Posto isto boa sorte para esta tua nova fase 🙂

  8. Maria diz:

    Olá Andreia,

    Deixo a minha opinião sobre o seu post.

    O não aceitar os convites “sociais”, com medo dos deslizes é a primeira grande asneira da mudança de dieta! A restrição, ainda que por um período de tempo seleccionado, não é de todo uma boa solução. Já não existe nenhum local onde não se consiga fazer uma refeição mais adequada às nossas necessidades e na eventualidade de acontecer ou saber que vai acontecer, previna-se de uma sopa em casa e faça uma refeição mais leve com familiares e amigos. Agora, esta história de deixar de aceitar convites para mim é definitivamente triste.

    Claro que quem decide é a Andreia e apenas quis deixar a minha opinião sobre o assunto.
    Beijinhos,
    Maria

    • Andreia Calisto diz:

      Olá Maria, obrigada pelo seu comentário. A frase até era mais num tom de brincadeira que outra coisa, obviamente que não vou deixar de socializar por causa deste novo plano, aliás vou ter uma viagem muito em breve que me irá pôr à prova nesse sentido.

      E é verdade, cada vez mais é fácil arranjar soluções nos nossos restaurantes ou até mesmo por casa, é preciso é a pessoa ser focada e isso (infelizmente) é algo que eu preciso muito trabalhar. Por isso mesmo, e porque cada caso é um caso, prefiro estar concentrada e longe dos perigos para não cair num deslize nestas primeiras semanas.

      Beijinho

  9. Paula diz:

    Sei como é dificil lutar contra aqueles quilinhos que teimam em ficar. Boa sorte Andreia!!! 🙂

  10. Sandra Pacheco diz:

    Boa tarde Andreia, eu também iniciei a minha aventura com a nutricionista Teresa Lourenço que me aconselho também os chás de cavalinha e hibisco, para combater a retenção de liquidos e posso te garantir de funciona pois perdi 21 kilos. Pareço outra pessoa mais feliz, alegre e bem comigo propria.
    Desejo te boa sorte para a tua aventura.
    beijinhos

    • Andreia Calisto diz:

      Parabéns Sandra, que grande mudança! Até fico mais motivada para o beber direitinho, todos os dias. Também faço muita retenção de líquidos e ficar sentada o dia todo ao computador não ajuda. Obrigada pela partilha, beijinho 🙂

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *